Corrida Saúde e Bem Estar

Conheça 14 benefícios que a prática frequente de corrida pode oferecer6 min read

jan 7, 2022 4 min

Conheça 14 benefícios que a prática frequente de corrida pode oferecer6 min read

Reading Time: 4 minutes

Há muitas vantagens da corrida para o seu bem-estar. No entanto, o número de dias consecutivos em que é seguro correr depende dos objetivos da pessoa, de seu nível de condicionamento físico e se ela apresenta algum problema de saúde contínuo.

Uma meta-análise descobriu que, em adultos fisicamente inativos, 1 ano de corrida de rotina pode proporcionar:

  • Massa corporal reduzida;
  • Proporção de gordura corporal reduzida;
  • Redução da frequência cardíaca em repouso;
  • Aumento do consumo máximo de oxigênio;
  • Níveis elevados de lipoproteína de alta densidade, ou “bom” colesterol.

Esses benefícios para a saúde parecem ser mais significativos em pessoas com sessões de treinamento mais longas. No entanto, correr muito, muito intensamente ou incorretamente pode ter efeitos negativos para a saúde.

Neste artigo, descrevemos algumas vantagens da corrida para o seu bem-estar. Também forneceremos conselhos de segurança e dicas sobre como tornar a corrida um hábito saudável regular.

Quais são os benefícios da corrida regular para a saúde?

Para muitas pessoas, correr é uma forma relativamente fácil de atividade aeróbica moderada a vigorosa. Pesquisas que avaliaram os benefícios da corrida descobriram que:

  • A corrida regular pode reduzir o risco de morte por qualquer problema médico em cerca de 29% e o risco de morte por doença cardiovascular em 50%;
  • O jogging (corrida a pé em ritmo moderado e ao ar livre, que se pratica como exercício físico e sem espírito competitivo) pode aumentar a expectativa de vida geral ajustada pela idade dos homens em 6,2 anos e das mulheres em 5,6 anos;
  • Correr pelo menos três vezes por semana em um ritmo lento por até 2,5 horas por semana pode estar associado a um menor risco de mortalidade;
  • Correr regularmente pode reduzir o risco de morrer de câncer em 30–50%;
  • Correr regularmente pode reduzir o risco de morrer de infecções respiratórias e problemas neurológicos;
  • Correr por 1 hora pode se traduzir em 7 horas de vida prolongada para muitos adultos;
  • Correr em intensidade moderada por 30 minutos todas as manhãs durante 3 semanas pode melhorar os padrões de sono e o funcionamento psicológico.

Outras vantagens da corrida para o seu bem-estar incluem:

  • Alcançar e manter um peso saudável;
  • Reduzir o risco de doenças cardiovasculares, incluindo pressão alta e acidente vascular cerebral;
  • Reduzir o risco de síndrome metabólica e diabetes tipo 2;
  • Reduzir o risco de certos tipos de câncer;
  • Aumentar a expectativa de vida e a função imunológica;
  • Melhorar o humor geral e a saúde mental;
  • Melhorar a funcionalidade;
  • Prevenir quedas e deficiência;
  • Melhorar a densidade óssea e força muscular;
  • Reduzir a ansiedade e a depressão;
  • Melhorar o sono;
  • Melhorar a cognição e a saúde geral do cérebro;
  • Reduzir o risco da doença de Alzheimer e outras formas de demência;
  • Melhorar a qualidade geral de vida.

Existe uma frequência ideal para correr e descansar?

Correr regularmente pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca de repouso de uma pessoa. Os especialistas recomendam que a cada semana os adultos se envolvam em:

  • De 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada;
  • De 75 a 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade vigorosa;
  • Uma combinação dos dois.

A atividade aeróbica moderada inclui atividades como caminhada rápida, enquanto a atividade aeróbica vigorosa inclui correr. Para muitos adultos, obter mais atividade física traz benefícios adicionais.

Além disso, a saúde física e mental de uma pessoa pode se beneficiar mais se ela praticar exercícios regularmente durante a semana, em vez de tentar fazer exercícios para uma semana em uma ou duas sessões.

Embora muitos estudos tenham destacado os benefícios da atividade física regular, os pesquisadores sabem menos sobre os efeitos específicos da corrida diária.

Além disso, os resultados dos estudos que avaliam o impacto da corrida tendem a ser difíceis de comparar porque se referem a diferentes populações de pessoas, rotinas de corrida e condições.

A rotina de corrida ideal de uma pessoa depende de:

  • Idade;
  • Saúde geral, incluindo os efeitos de quaisquer problemas em andamento;
  • Objetivos de exercício.

Vários estudos demonstraram que, quando uma pessoa corre com segurança, a corrida regular geralmente oferece mais benefícios à saúde do que riscos.

A maioria dos pesquisadores por trás dessas investigações concluiu que a frequência da corrida pode ser mais importante do que a velocidade, duração ou intensidade deste exercício.

Embora pareça haver uma correlação positiva entre saúde e corrida regular, a rotina correta de corrida varia de pessoa para pessoa. Pesquisas indicam que muitas pessoas não recebem benefícios adicionais para a saúde por correr em excesso.

Além disso, correr não é seguro para pessoas com certas condições de saúde. Qualquer pessoa com uma condição crônica ou contínua deve conversar com um profissional de saúde antes de iniciar uma nova forma de exercício.

Um profissional de saúde pode ajudar a determinar a frequência, intensidade e duração corretas de uma corrida, se a corrida é mesmo apropriada, e recomendar estratégias para descansar e praticar um bom autocuidado entre as sessões.

Segurança

Correr regularmente parece ter benefícios para a saúde de muitas pessoas. Mas não é uma forma segura de exercício para todos, especialmente para pessoas com certas condições médicas.

Além disso, correr de forma muito vigorosa, muito frequente ou de maneira excessiva, tende a aumentar o risco de complicações, incluindo lesões físicas e superaquecimento corporal.

Segundo algumas estimativas, 33% das pessoas que correm de forma recreativa sofrem pelo menos uma lesão e cerca de 75% dessas lesões envolvem a parte inferior das pernas.

Os corredores também são mais propensos a lesões nas costas e na virilha. Os ataques cardíacos são raros durante a atividade física. No entanto, uma pessoa com qualquer tipo de doença cardiovascular deve consultar um médico antes de começar a correr.

Pessoas com outras condições de saúde também devem procurar aconselhamento médico antes de começar a correr ou aumentar a intensidade de uma rotina de corrida, especialmente pessoas com:

  • Condições respiratórias particulares;
  • Condições que aumentam o risco de queda;
  • Condições que interferem na mobilidade;
  • Condições que aumentam o risco de lesões musculares, articulares ou ósseas.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.