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Conheça 4 benefícios que o uso de beta-alanina pode trazer para o seu treino3 min read

jan 7, 2022 2 min

Conheça 4 benefícios que o uso de beta-alanina pode trazer para o seu treino3 min read

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Atletas e praticantes de atividades físicas no geral, estão sempre em busca de alternativas para melhorar o desempenho. Existem diversos suplementos que agem nesse sentido. Continue a leitura e conheça os benefícios que o uso de beta-alanina pode proporcionar para o seu treino.

O beta-alanina integra o grupo dos aminoácidos não essenciais, sendo produzida pelo corpo humano de forma natural. Não participa do processo de síntese de proteína e por essa razão não exerce função na formação de músculos.

No entanto, auxilia na produção de uma substância chamada carnosina, que evita a exaustão muscular e concede mais resistência para dar continuidade ao exercício.

Benefícios

Alguns estudos científicos indicam que o uso de beta-alanina pode trazer diversos benefícios para o treino, são eles:

  • Aumento de força e massa muscular;
  • Melhora no desempenho;
  • Retarda o cansaço muscular;
  • Favorece treinos mais duros ou longos.

Como o beta-alanina age?

Quem treina, conhece bem aquela sensação intensa de queimação no músculo durante um exercício físico. Isso acontece porque, com os movimentos, o corpo concentra grande quantidade de íons, deixando os músculos ácidos, por causa da redução do PH.

Esse processo é responsável pela fadiga muscular e diminuição da força, resultando, geralmente, na interrupção da sequência para descanso.

O beta-alanina age justamente concedendo mais energia ao músculo que cria resistência e força extra para continuar o exercício. A fadiga será retardada e o desempenho do treino como um todo é aprimorado, tendo em vista que as séries e sequências serão concluídas com excelência.

Foi observado em estudos que tomar suplemento de beta-alanina por 4 semanas aumenta entre 42% e 65% a quantidade do aminoácido no organismo. Quando utilizado por 10 a 12 semanas, o percentual pode chegar em 80%.

Esses números mostram que o suplemento de beta-alanina pode, a médio e longo prazo, proporcionar ganho de massa muscular, resistência física e consequente melhor desempenho.

Além disso, ao retardar a fadiga e conceder mais energia favorece a prática de treinos mais pesados e longos.

Para quem é indicado?

O suplemento de beta-alanina é recomendado para atletas e àqueles que fazem musculação todos os dias.

É ideal para quem pratica atividades de alto impacto e grande desgaste físico como corrida, ciclismo e lutas, por exemplo. Sua poderosa ação energética permite ao atleta prolongar seus exercícios e aumentar a intensidade.

Como tomar?

Recomenda-se tomar o beta-alanina diariamente em doses entre 2 a 3 gramas, em períodos de 8 a 12 semanas. Pode ser ingerido em qualquer hora do dia.

Importante ressaltar que antes de iniciar o uso de algum suplemento vale consultar um médico ou nutricionista para a devida orientação sobre os cuidados necessários e sobre os produtos mais indicados para cada perfil.

Efeitos colaterais

O uso do suplemento beta-alanina pode causar ondas de calor, sensação de formigamento, ardência na pele e coceira. Também há risco de interação medicamentosa com remédios utilizados por pacientes com problemas cardíacos ou disfunção erétil.

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