O blog da Bodyaction Sports Nutrition

Muitas pessoas que iniciam uma rotina de exercícios físicos com algum objetivo, buscam melhorar sua alimentação e fazer uso de suplementos alimentares. Existem algumas dúvidas envolvendo essa temática quando se trata de iniciantes na musculação, no cotidiano das academias ou mesmo nos esportes de uma forma geral:

- "Qual suplemento devo consumir?”

- “Para que serve cada um deles?”

- “Qual é o melhor momento para tomar meu suplemento?"

Estes são alguns dos questionamentos mais corriqueiros.

Antes de tudo, é preciso esclarecer que cada suplementação terá um efeito no seu corpo e deve ser consumido de acordo com seus objetivos. Outro esclarecimento necessário é de que os suplementos não substituem uma alimentação montada de acordo com os objetivos durante o pré e pós-treino.

Com os esclarecimentos iniciais já colocados, vamos ao que interessa. Dentre as enormes variedades de suplementos encontrados à venda atualmente no mercado, muitas pessoas acabam se deparando com a creatina e considerando o produto como uma opção para seus objetivos.

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é a creatina e qual é a sua real funcionalidade? Neste texto, nós preparamos algumas dicas, cuidados e tiramos algumas dúvidas sobre a creatina para quem está iniciando e deseja uma suplementação destinada a proporcionar uma maior resistência durante os treinos. Confira!

Afinal, o que é a creatina?

Basicamente, a creatina nada mais é do que um aminoácido (Ácido Metil-Guanadinoacético), sendo de um grupo específico de aminas, composto por três outros aminoácidos: a arginina, a glicina, e a metionina.

Esse nutriente é sintetizado pelo próprio corpo humano e pode ser encontrado em diversos alimentos comumente consumidos todos os dias.

A suplementação desse nutriente é muito buscada por quem pratica esportes porque auxilia na produção de energia para as células dos músculos. Desta forma, as células musculares apresentam um aumento de energia e, por consequência, há um aumento de força e de hidratação das células, fazendo com que o aumento de massa magra seja mais eficaz, além de aumento da resistência e um atraso da fadiga muscular.

Por que tantos atletas buscam a suplementação de creatina?

Em geral, os atletas buscam a creatina, porque proporciona mais disposição e energia durante os treinos, com isso, fazendo com que o atleta tenha um desempenho mais eficaz na parte atlética, muscular e na parte estética.

Os atletas que consomem a suplementação em creatina geralmente estão ligados à esportes que exigem um maior uso da força física, como praticantes de:

- Musculação;

- Artes marciais, como Jiu-Jitsu e judô;

- Esportes que exigem um grande desempenho na resistência dos praticantes, como os coletivos: futebol, basquete e vôlei, por exemplo.

Todas essas características da creatina estão diretamente ligadas ao fato de ela proporcionar treinos muito intensos e com grande volume, justamente porque o seu potencial de consumo rápido favorece a recuperação e a reestruturação das células musculares entre as séries e os próprios treinos.

Quais os benefícios da creatina?

Existem muitos benefícios ao se tomar Creatina, é um suplemento eficaz para a maioria dos atletas, de diferentes esportes. Alguns deles são:

• Ganho de massa;

• Ganho de força;

• Auxilia na recuperação muscular;

• Aumento de energia para treinar

• Mais resistência.

O suplemento, como citado anteriormente, é um dos mais utilizados entre os atletas. Como acabamos de ver, ela ajuda em funções essenciais para quem pratica esportes.

Como tomar?

O recomendado antes de fazer o uso da Creatina, é procurar um profissional nutricionista ou médico. Só ele saberá precisamente qual a quantidade ideal para o seu corpo. Além disso, um profissional também lhe dirá os horários precisos de fazer o uso da Creatina.

Também é importante ressaltar que existem alimentos ricos em Creatina. Claro, as quantidades existentes neles, por vezes, são irrisórias e não possuem o mesmo efeito de se tomar a Creatina separadamente.

Outro ponto a se analisar é que a Creatina pode ajudar de formas diferentes, dependendo o horário de uso.

Se tomada no pré-treino, ela certamente dará uma ajuda no momento de seu treino, em razão do aumento de força que ela proporciona.

Se for ingerida no pós-treino, ela auxiliará na recuperação muscular, já que essa é uma de suas principais funções. Normalmente, é indicado o uso de 2 a 3 gramas ao dia.

Creatina engorda?

Pois é, essa é uma dúvida de muitos. Na verdade, a Creatina pode sim aumentar o seu peso, mas não sua gordura corporal. Como assim?

A Creatina tem a capacidade de aumentar a sua massa muscular, ou seja, de criar mais músculos. Mas não gordura. Sendo assim, não. A Creatina não engorda.

Onde posso encontrar suplementos de creatina?

Para você que deseja iniciar uma suplementação de creatina, é necessário escolher muito bem onde comprar o produto. Escolha sempre lojas com credibilidade. Confira detalhes do produto em nosso site.

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