Ciclismo Saúde e Bem Estar

Conheça 15 motivos para começar hoje a andar de bicicleta6 min read

jan 10, 2022 4 min

Conheça 15 motivos para começar hoje a andar de bicicleta6 min read

Reading Time: 4 minutes

Praticar atividade física é um dos principais meios de manter a saúde em dia e conquistar qualidade de vida. Nesse contexto, andar de bike é, comprovadamente, um dos melhores exercícios, tanto para iniciantes, quanto para quem já os pratica regularmente, por causa de seus inúmeros benefícios.

Redução do colesterol, aumento da resistência muscular e emagrecimento, são apenas algumas das vantagens alcançadas por quem pedala regularmente.

Quer descobrir mais razões para você andar de bike e investir nessa atividade o quanto antes? Se liga no artigo a seguir:

1. Aumento da resistência muscular

Pode não parecer, mas, andar de bike movimenta não apenas nossos músculos inferiores, como também a maioria dos grupos musculares do corpo: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna, assim como alguns músculos dos ombros, braços e antebraços.

Isso tudo porque pedalar exige força de todo o sistema muscular, deixando-o ainda mais resistente em longo prazo.

2. Baixo impacto para as articulações

Sem dúvidas, um dos maiores benefícios do pedal é que, até mesmo quem possui restrições às atividades físicas por causa de problemas nas articulações pode andar de bike sem medo.

Quando pedalamos, é a bicicleta quem recebe primeiro as “pancadas” causadas pelo contato dos pneus com o chão. Dessa forma, nossas articulações absorvem menos impacto e nossos joelhos, pernas e pés se mantêm protegidos.

3. Redução do colesterol

Uma das principais razões para você andar de bike é que, assim como outros exercícios aeróbicos, o ciclismo é capaz de acelerar o metabolismo. Isso significa que, o hábito de pedalar ajuda nosso organismo a queimar mais fácil e rapidamente as substâncias responsáveis pela produção do colesterol ruim, também chamado de LDL.

Para quem busca uma forma de melhorar as taxas de colesterol no sangue, andar de bike é a atividade perfeita.

4. Aceleração do processo de emagrecimento

Um metabolismo acelerado, além de contribuir para a redução do colesterol, queima muito mais calorias diariamente que o metabolismo lento e é um excelente meio de obter resultados mais rápidos no processo de emagrecimento e queimar mais facilmente aquela gordurinha indesejada.

Mais uma ótima razão para você andar de bike sempre que puder!

5. Regulação da pressão arterial

O hábito de pedalar regularmente faz com que nossas artérias e veias contraiam e relaxem mais rapidamente, o que, consequentemente, exige menos esforço do coração para bombear sangue para o corpo e diminui a pressão arterial. Uma excelente razão para você começar logo a andar de bike!

6. Melhora da circulação sanguínea

Se, por um lado, andar de bike melhora o funcionamento do sistema circulatório e permite que o coração trabalhe com mais facilidade, por outro, enquanto pedalamos, nosso corpo precisa de mais oxigênio, necessidade que faz com que nosso coração bata mais rápido e bombeie mais sangue, fatores que favorecem a saúde de modo geral e aumentam o desempenho físico.

7. Fortalecimento do sistema imunológico

Praticar exercícios em duas rodas é uma ótima forma de fortalecer nosso sistema imune, uma vez que, a atividade estimula a produção de glóbulos brancos, células responsáveis pelo combate de vírus e bactérias. Isso significa que andar de bike é um ótimo exercício para espantar infecções causadas por esses agentes.

8. Prevenção e controle do diabetes

Uma das principais razões para você começar a andar de bike agora mesmo é que o exercício ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, um excelente benefício tanto para quem deseja prevenir, quanto para quem precisa controlar o diabetes.

9. Melhora da coordenação motora

Como você já sabe, andar de bike é uma atividade que envolve todo o corpo e, por causa disso, nos proporciona reflexos mais rápidos, melhora a postura e a coordenação motora, o que, por sua vez, promove melhora no equilíbrio e previne quedas.

10. Redução de toxinas

Quando pedalamos, suamos e, quando suamos, na verdade, estamos eliminando do organismo substâncias tóxicas para seu funcionamento. Essa é uma das razões pelas quais andar de bike em dias mais quentes é ainda mais vantajoso.

11. Recuperações de lesões ósseas e da artrite

Como já explicamos lá em cima, o ciclismo é uma atividade de baixo impacto, o que o torna excelente para quem tem problemas ósseos e nas articulações e mesmo assim precisa ou deseja se exercitar. Além disso, pedalar é ótimo para a manutenção dessas áreas do corpo, e ajuda tanto na prevenção, quanto no alívio de tais doenças.

12. Economia de tempo e dinheiro

Andar de bike, além de muito positivo para saúde e qualidade de vida, permite que você deixe o carro na garagem por um tempo. Dessa forma, você economiza o dinheiro da gasolina e do estacionamento, e se poupa do tempo gasto e do estresse causado pelo trânsito.

13. Redução do estresse e melhora da saúde mental

Se a prática de atividades físicas, por si só, já proporciona uma melhora considerável do humor através da liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pelo relaxamento físico e mental, andar de bike tem um poder ainda mais positivo para nossa saúde mental e alívio do estresse. Isso porque, quando saímos por aí pedalando, estamos em contato com a natureza e experimentamos a sensação de liberdade que academia nenhuma proporciona.

14. Melhora nos relacionamentos

Ao praticar uma atividade da qual você realmente gosta e que te relaxa, tudo ao seu redor melhora e essa é uma regra que também se aplica aos relacionamentos.

Experimente andar de bike ao ar livre por alguns minutos durante a semana e perceba a mudança positiva em seus relacionamentos pessoais e de trabalho.

15. Saúde e qualidade de vida garantidas

Lembra que nós falamos lá no início desse artigo que andar de bike é um dos melhores exercícios para quem procura manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida?

Além de todos os benefícios acima, pedalar ainda previne a ocorrência de doenças crônicas, cardíacas e AVCs, além de ser excelente para a saúde de idosos. Nada melhor para garantir uma vida longa e, acima de tudo, saudável!

Praticar exercícios físicos regularmente, associado à boa alimentação, é a melhor forma de cuidar do corpo e da mente, e nós estamos aqui para te ajudar nisso. Conheça nossos produtos e saiba como!

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.