BCAA – O que é, para que serve e como tomar3 min read
Reading Time: 2 minutesBranch Chain Amino Acids – mais conhecido como BCAA, são aminoácidos de cadeia ramificada que representam em torno de 35% das proteínas musculares.
Os aminoácidos são pequenas moléculas orgânicas que, quando reunidas, formam as proteínas. As proteínas, por sua vez, são a matéria-prima para a formação do tecido conjuntivo, unhas, cabelos, tendões e principalmente, músculos. Por isso, a ingestão de aminoácidos é essencial para o bom funcionamento do corpo. Os três principais aminoácidos são a leucina, isoleucina e valina.
Além disso, esses aminoácidos estão presentes em vários alimentos como carnes, peixes e ovos, por exemplo, e, por isso, podem ser obtidos da dieta. No entanto, podem ser também encontrados na forma de suplemento, sendo principalmente indicado para pessoas que desejam melhorar o rendimento durante o treino e prevenir a perda de massa muscular.
PARA QUE SERVE
Pessoas que praticam atividades físicas de grande esforço ou de muito tempo de duração, como atletas e fisiculturistas podem fazer uso com acompanhamento de nutricionista ou preparador físico. Seu uso melhora o condicionamento físico e a performance. Paralelo a isso o ganho de massa muscular acontece devido a suplementação dos aminoácidos de cadeia ramificada.
Seus benefícios para quem pratica treino pesado é vastos como: prevenir a perda da massa muscular e favorecer a formação do mesmo, reduzir a fadiga física e mental durante o exercício, reduzir a dor muscular depois dos treinos, reduzindo os danos que o exercício causa nos músculos e aumentar o desempenho e rendimento durante o treino.
A fadiga é causada pelo aumento de triptofano livre no organismo liberado pelo músculo durante o exercício. O BCAA atua competindo com o triptofano pela ligação hematoencefálica, diminuindo assim a quantidade de triptofano que consegue chegar aos receptores, consequentemente retardando o efeito de fadiga. Os aminoácidos de cadeia ramificada também atuam na síntese muscular através de estímulo na produção de insulina, com a elevação desse hormônio no organismo ocorre um aumento na absorção de nutrientes, inclusive os aminoácidos que são componentes essenciais na formação de novas fibras musculares. A ação de anti-degradação muscular ocorre pois os aminoácidos de cadeia ramificada atuam diretamente nos músculos durante atividades de grande esforço.
COMO TOMAR
Pra começar, deve-se tomar suplementos de BCAA se praticar atividade física mais de 3 vezes por semana, sendo especialmente indicado para atletas e fisioculturistas. Além disso, os BCAAs são especialmente importantes em períodos de maior cansaço e em treinos com grande exigência física e o seu uso pode ser associada à utilização de outros suplementos para ganhar massa muscular.
Tudo irá depender da sua dieta, ou seja, os alimentos que você ingere e na quantidade de nutrientes presentes neles além dos fatores como genética, sexo, idade, peso e composição corporal, condicionamento físico e fase de treinamento, levando em consideração sua frequência, intensidade e duração e modalidade esportiva praticada.
Lembre-se, sempre busque por orientação de um nutricionista, ele irá avaliar o que for melhor para você e recomendará a quantidade certa para seu tipo biológico e necessidades, levando em consideração hábitos alimentares, individualidades biológicas e rotina de treinos.
Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.