Alimentação Saúde e Bem Estar

Batata doce – Quais os benefícios e como consumi-la5 min read

jan 11, 2022 3 min

Batata doce – Quais os benefícios e como consumi-la5 min read

Reading Time: 3 minutes

Um dos mais famosos aliados da dieta é a batata doce, nela encontramos muitos benefícios que não só incluem sua incrível compatibilidade com a dieta, mas também seu poderoso efeito quando se trata da saúde.

A batata doce auxilia no emagrecimento, pois diminui a fome, tem capacidade de fornecer energia devido aos seus carboidratos saudáveis e isso sem elevar muito o nível de açúcar na coerente sanguínea.

Mais o que é a Batata Doce?

Ela é um tubérculo (raiz) que possui em sua composição uma abundante quantidade de energia, já que nela encontramos um elevado teor de carboidratos, além de ser rica em fibras, vitamina A e C, vitaminas do complexo B e minerais tais como potássio e o magnésio que ajudam a prevenir algumas doenças.

Saúde

Para a saúde a batata doce tem um grande poder anti-inflamatório através da vitamina A, C, E encontrada nelas, podendo assim auxiliar na prevenção e no tratamento de problemas causados pelos radicais livres.

Alguns estudos apontam seu grande potencial para combater algumas doenças, ressaltando que ainda estão sendo colocados em teste:

  • Propriedades anti-inflamatórias: por ter propriedades que ajuda na regularização do sistema imunológico.
  • Reduz o risco do câncer: encontra-se na batata doce uma substância chamada antocianinas que tem ação antitumoral, ela atua diretamente na prevenção dos danos ao ‘DNA’, auxiliando a prevenir alguns tipos de câncer.
  • Auxilia na preservação de doenças oculares: por ter como uma das suas principais propriedades a vitamina A, a batata ajuda a combate algumas doenças oculares como; olhos secos, cegueira noturna, infecções oculares dentre outros.
  • Auxiliar com a saúde intestinal: por ser uma grande fonte de fibras, o consumo dessa raiz proporciona um melhor desempenho do aparelho digestivo em crianças e adultos, também auxilia na prevenção da constipação intestinal.

Bem estar

Os nutrientes encontrados neste tubérculo podem ajudar a melhorar alguns aspectos do nosso corpo:

  • Auxilia no processo de emagrecimento: ao ser consumida a batata doce traz uma sensação de saciedade após as refeições, pois possuem alto teor de fibras tornando a digestão mais lenta, causando assim maior saciedade. Têm um baixo teor de gordura, levando-o à categoria dos alimentos light. Contudo, é necessário também uma rotina de treino e uma dieta aliada a ela.
  • Ganho de massa muscular: A batata doce é uma ótima dica dietética para quem quer emagrecer, pois, quando consumimos a mesma também ingerimos um dos nutrientes mais indicados para combater a gordura corporal por ser uma fonte de carboidrato. Existem fatores que levam ao aumento da massa magra e a batata doce possui um índice glicêmico médio, esse alimento fornece energia na hora do exercício, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, sendo ótimo para as atividades físicas.
  • Rico em antioxidantes: por possuir as vitaminas A e C esse alimento é um antioxidante poderoso, pois protege as nossas células contra o envelhecimento e as demais doenças.
  • Envelhecimento precoce da pele: os nutrientes que encontramos na batata doce nos ajuda a manter uma pele mais saudável, através da hidratação e da tonificação, contribuindo para que tenhamos uma pele mais jovem. A vitamina C ajuda na produção de colágeno que tende a diminuir com o passar dos anos.
  • Deixa o cabelo mais saudável: a vitamina C, as vitaminas do complexo B, o potássio e o zinco que encontramos na batata doce, trazem inúmeros benefícios para a saúde, mas também poder ser utilizadas para hidratar e potencializar o brilho dos cabelos.

A batata-doce é bastante famosa, consumida por seus inúmeros benefícios assim como já citamos acima, uma das principais delas é por ela ser uma fonte de carboidrato saudável, isso implica na possibilidade dela ser ingerida gerando saciedade e na poucas calorias que ela tem em sua composição.

Por ter um sabor mais puxado para o doce ele é bem utilizada em receitas doces, substituído alguns alimentos que tem um alto teor de açúcar, uma porção de 100 gramas desse alimento cozido contêm cerca de 70 á 77 calorias e 18,4 g de carboidratos, porém também se pode utilizar nas diversas receitas salgadas. A polpa pode ser encontrada nas cores branca, amarela, roxa e avermelhada.

Mais como devemos consumir a batata doce?

Ela pode ser consumida com ou sem casca, existindo inúmeras maneiras de ser utilizadas, pode ser preparada tanto no forno, como assada, cozida ou grelhada. Encontramos a batata doce em diversas receitas, como em purês, saladas, fritas, ensopados ou em acompanhamento de carnes. Entretanto, a sua maior fama é ser muito utilizada por praticantes de treinos físicos com o também famoso frango por ser uma ótima proteína para os amantes de uma boa alimentação com a batata doce, já falamos que ela é um excelente carboidrato, assim eles são a dupla preferida deste público.

Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches durante o dia, podendo substituir o pão, e também alguns alimentos nas receitas tradicionais.

Vale ressaltar que para um melhor aproveitamento de seus nutrientes a batata doce deve ser consumida de preferência assada ou cozida ao ponto, pois assim ela preservar os benéficos que auxiliam no aparelho digestivo diminuindo problemas como gases e desconforto intestinais.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.