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Arginina – O que é, para que serve e quais os benefícios4 min read

jan 11, 2022 3 min

Arginina – O que é, para que serve e quais os benefícios4 min read

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Você já ouviu falar em arginina e sobre os benefícios que ela pode trazer para o nosso organismo? Vamos entender um pouco mais sobre ela e qual a importância dela para o nosso corpo.

A arginina é um aminoácido importante para várias funções do organismo, algumas como: melhora da cicatrização, aumento da atividade do sistema imune e eliminação de toxinas do corpo, ajuda a melhorar o desempenho muscular e aumentar o ganho de massa magra, diminui a fadiga e também auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico.

Ela faz parte de muitos processos orgânicos, utilizada muito nos esportes físicos e para fins estéticos onde ela atua na vasodilatação (produção de óxido nítrico) é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. É o processo oposto à vasoconstrição, causando maior inchaço de massa muscular durante treinamentos físicos.

Quais são os benefícios da arginina?

  • Cabelo: A arginina está presente na queratina, atua na troca de nutrientes entre a raiz e os fios, desobstruindo o bulbo capilar (onde são formados os novos fios) e proporcionando o nascimento e crescimento saudável. Ela está presente em vários shampoos e condicionadores. É indicado para auxiliar o crescimento do fio do cabelo, fortalecer e recuperar os danos sofridos, evitando a queda e a quebra capilar.
  • Massa muscular: Auxilia no processo de ganho de massa muscular, utilizada em forma de suplemento para atletas de fisiculturismo ou pessoas que praticam exercícios físicos de alta intensidade. O consumo de suplementos a base de arginina reduz a gordura do corpo e também ajuda a aumentar a massa muscular magra. Ela aumenta resistência muscular, visto que compõe as fibras musculares.
  • Fadiga muscular: Como arginina tem um papel de auxiliar na produção de óxido nítrico, que tem entre suas funções promover a dilatação dos vasos sanguíneos e melhorar a capacidade contrátil do músculo, ajudando assim a diminuir e prevenir a fadiga, ela também está ligada a diminuição da concentração de lactato no músculo, que também pode ajudar a diminuir a fadiga.
  • Perda de peso: Como já vimos à ingestão de arginina na forma de suplemento pode ajudar no ganho de massa muscular e consequentemente reduzir a gordura do nosso corpo.
  • Coração: A arginina atua no nosso corpo e se transforma em óxido nítrico (NO), por isso atua no coração diretamente como um neurotransmissor, que proporcionam os vasos sanguíneos a relaxar e auxiliando assim a circulação sanguínea. A arginina também desempenha um bom papel quando se fala de pressão arterial, pois como ela atua na corrente sanguínea facilita assim regulariza a pressão.
  • Imunidade: Ela fortalece o sistema imunológico, pois ajuda a melhorar o funcionamento das células sanguíneas que são os responsáveis pelo sistema imunológico.
  • Organismo: A arginina desintoxica o organismo, através dos seus aminoácidos que atuam diretamente no fígado, estimulando a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo. Também atua eliminando os radicais livres do nosso corpo.
  • Cicatrização: Arginina auxilia no processo de produção de proteínas que é um elemento fundamental para a aceleração da cicatrização.

Para quem a Arginina é indicada?

Como já vimos à arginina tem varias ações em diversos locais do nosso corpo indo da beleza até aos cuidados a nossa saúde, porém o seu consumo é indicado quando não é possível obter as quantidades ideais desses aminoácidos através da nossa alimentação diária.

Os profissionais recomendam o consumo do suplemento de arginina, principalmente para atletas de alto rendimento, fisiculturismo e para pessoas que possuem uma rotina de treino intensa e desejam potencializar ainda mais o ganho de massa muscular.

Quais os alimentos ricos em Arginina?

Tem uma vasta lista de alimentos que contem arginina, todos os alimentos que são ricos em proteínas, seja ela vegetal ou animal:

  • Frango
  • Amendoim
  • Nozes
  • Laticínios
  • Lentilhas
  • Queijos
  • Iogurtes
  • Cacau

Atualmente há no mercado várias formas de consumir arginina, seja como suplemento alimentar, em capsulas ou em forma de pó que são normalmente encontradas em lojas de produtos naturais, sites e-commerce ou farmácias de manipulação.

É vasta a lista de alimentos que contém arginina, mas o que mais importante é que eles façam parte da sua rotina alimentar que deve ser equilibrada, se possível consulte o seu nutricionista para que ele possa fazer uma dieta balanceada conforme a necessidade do seu corpo.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

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