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Antioxidantes – O que é e onde encontrá-lo4 min read

mar 8, 2022 3 min

Antioxidantes – O que é e onde encontrá-lo4 min read

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Você provavelmente já ouviu falar sobre os grandes benefícios para a saúde dos antioxidantes. Mas… nem sempre está claro o que são, quais são seus reais benefícios para a saúde e como incorporá-los em sua dieta com mais frequência.

Aqui, você não apenas aprenderá sobre seus benefícios, mas também daremos nossas melhores dicas sobre como adicioná-los às suas receitas com mais frequência.

Então, o que são antioxidantes afinal?

Antioxidantes são nutrientes que ocorrem naturalmente nos alimentos. Principalmente em frutas e vegetais.

Podem estar presentes como vitaminas como as vitaminas A, C e E, mas também na forma de substâncias de origem vegetal e minerais como o selênio.

Para entender o papel dos antioxidantes no organismo, precisamos falar sobre os populares radicais livres. Radicais são moléculas que são produzidas em nossos corpos todos os dias por causa de reações biológicas que ocorrem nas células.

O problema com muitos radicais livres no corpo é que eles podem causar danos às células (oxidação celular), o que aumenta a probabilidade de doenças.

Os antioxidantes ajudam as células porque retardam ou não permitem a oxidação das células (responsáveis ​​pelo envelhecimento celular), neutralizando assim os radicais livres e prevenindo o aparecimento de algumas doenças.

Onde encontrar antioxidantes?

Muitas pessoas acreditam que precisam tomar suplementos dietéticos caros para obter todas as vitaminas e minerais de que precisam. Mas os nutrientes funcionam melhor em seu corpo quando você os obtém de forma natural: nas quantidades encontradas nos alimentos e equilibradas com outros nutrientes.

Uma alta dose de uma vitamina ou mineral de um suplemento pode interferir na forma como seu corpo absorve ou usa outra vitamina ou mineral importante.

Por exemplo, suplementos de ferro em altas doses podem fazer com que seu corpo não absorva tanto zinco quanto você pode precisar. E não obter zinco suficiente pode causar problemas com algumas funções-chave do sistema imunológico. Por outro lado, muito zinco pode interferir na absorção de cobre.

Os super alimentos densos em nutrientes oferecem um melhor retorno para o seu investimento. A maioria do nosso top 5 são alimentos saudáveis ​​que também têm benefícios ocultos. Coma-os todos os dias para aumentar a ingestão de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais que beneficiam o corpo e o sistema imunológico.

1- Uvas

As uvas, especialmente as de cor escura, são carregadas de fitoquímicos, antioxidantes que podem ajudar a proteger contra câncer e doenças cardíacas. Dois desses fitoquímicos, antocianina e proantocianidina, podem ser especialmente bons para o sistema imunológico. As uvas também contêm vitamina C e selênio.

2- Mirtilos

Estudos recentes em animais sugerem que os mirtilos podem ajudar a proteger as células contra danos e diminuir a inflamação. Os mirtilos contêm muitas das vitaminas e minerais conhecidos por fortalecer o sistema imunológico, juntamente com os principais fitoquímicos que podem ajudar a proteger contra o câncer e doenças cardíacas.

3- Frutas vermelhas

Bagas, especialmente framboesas e morangos, contêm ácido elágico, outro fitoquímico que pode ajudar a proteger contra agentes causadores de câncer na dieta e no meio ambiente.

4- Nozes

As nozes são um dos alimentos mais equilibrados do planeta. Elas oferecem uma boa dose de gorduras “saudáveis” junto com uma quantidade menor de proteínas e carboidratos. Cada tipo de noz oferece um perfil único de minerais, fitoquímicos e tipos de gordura.

5- Vegetais verde-escuros

Alho-poró, alface e couve fornecem luteína e quercetina, ambos antioxidantes fortes.

Esses super vegetais são ricos em nutrientes que ajudam a combater doenças, incluindo vitaminas C, E e A e cálcio. Eles também são carregados com magnésio e potássio.

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