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Aminoácidos – O que são e quais são seus benefícios3 min read

jan 6, 2022 3 min

Aminoácidos – O que são e quais são seus benefícios3 min read

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O corpo humano conta com 20 aminoácidos, entre essenciais e não essenciais, que são fundamentais para a formação das proteínas e desempenham papéis importantes para o nosso organismo.

As ligações entre átomos de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio constituem os aminoácidos que, por sua vez, influenciam na qualidade de vida, como no sono, performance física, redução do catabolismo muscular e até no humor.

Quais são os tipos de aminoácidos existentes?

Basicamente, existem dois tipos de aminoácidos, aqueles que são sintetizados pelo corpo, chamados de não essenciais, e os que são obtidos apenas por meio da dieta e suplementação, pois o corpo não é capaz de produzir, chamados de essenciais.

Fazem parte dos aminoácidos essenciais a isoleucina, lisina, leucina, fenilalanina, metionina, triptofano, treonina, valina e a histidina, que participam de funções hormonais e neurais, além de serem fundamentais na formação das proteínas.

Os aminoácidos não essenciais são a alanina, asparagina, arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, prolina, tirosina e serina.

Para que servem os aminoácidos?

Todos os aminoácidos desempenham funções vitais, promovendo a saúde e o bem-estar de forma geral. Eles participam da regeneração celular do corpo, reparando ferimentos, pele, unha, cabelo, ligamentos, músculos e outros.

Além disso, os aminoácidos essenciais contribuem para a produção de anticorpos, glóbulos vermelhos e hormônios, favorecendo o desempenho nas atividades físicas, amenizando a fadiga e estimulando a recuperação muscular.

Aminoácidos essenciais do BCAA

O suplemento de BCAA é composto por três aminoácidos de cadeia ramificada, que são a leucina, a valina e a isoleucina. Trata-se de um complemento alimentar com benefícios comprovados quanto à sua capacidade de sintetizar as proteínas, favorecer a hipertrofia muscular e reduzir o risco de lesões durante os treinos.

A valina estimula o crescimento e a regeneração muscular, atuando também na produção de energia. Já a leucina garante a síntese de proteínas e, assim como a valina, auxilia no fortalecimento muscular. Além disso, ela regula os níveis de açúcar no sangue, estimula a produção de hormônios de crescimento e contribui na cicatrização.

E, por fim, a isoleucina que é a protagonista no metabolismo muscular, ficando concentrada nos tecidos musculares, promove a produção de hemoglobina no sangue e de energia.

A importância da glutamina

A glutamina é um dos aminoácidos mais abundantes do nosso corpo e, dentre as suas funções, ela equilibra o processo de catabolismo, colaborando para a recuperação no pós-treino e o fortalecimento do sistema imunológico.

Ademais, esse suplemento atua na manutenção da mucosa intestinal, na síntese de glicogênio, no transporte de amônia e nitrogênio e ainda no equilíbrio ácido x básico do nosso corpo. Daí a importância de manter seus níveis adequados no organismo.

Onde encontrar os aminoácidos?

Existem diversos alimentos que fornecem aminoácidos essenciais, como ovos, carnes, quinoa, laticínios, entre outros produtos ricos em proteínas animais ou vegetais. Então, o ideal é sempre fazer combinações que forneçam todos os devidos aminoácidos nas refeições diárias.

Porém, nem sempre é possível ingerir as quantidades necessárias e as combinações adequadas somente por meio da alimentação regular, sendo recomendada, nesses casos, a suplementação. Vale lembrar a importância da orientação profissional para indicar as suas necessidades.

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