Alimentação Fibras Saúde e Bem Estar

Alimentação saudável beneficia a saúde física, mental e social3 min read

abr 1, 2022 3 min

Alimentação saudável beneficia a saúde física, mental e social3 min read

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A conexão entre dieta e emoções decorre da estreita relação entre seu cérebro e seu trato gastrointestinal, muitas vezes chamado de “segundo cérebro”.

Veja como funciona: seu trato GI é o lar de bilhões de bactérias que influenciam a produção de neurotransmissores, substâncias químicas que constantemente transportam mensagens do intestino para o cérebro. (Dopamina e serotonina são dois exemplos comuns.)

Comer alimentos saudáveis promove o crescimento de bactérias “boas”, o que, por sua vez, afeta positivamente a produção de neurotransmissores. Uma dieta constante de junk food, por outro lado, pode causar inflamação que dificulta a produção. Quando a produção de neurotransmissores está em boa forma, seu cérebro recebe essas mensagens positivas em alto e bom som, e suas emoções as refletem. Mas quando a produção dá errado, seu humor também pode ser prejudicado.

Alimentos que te ajudam a ser saudável

Então, o que você deve colocar no seu carrinho e no seu prato? Aqui está uma rápida visão geral do que procurar na próxima vez que você estiver no supermercado.

Alimentos integrais

Alguns estudos mostraram que conservantes, corantes alimentares e outros aditivos podem causar ou piorar a hiperatividade e a depressão. Portanto, dê preferência para a ingestão de comida minimamente processada e com alguns ingredientes saudáveis.

Fibra

Alimentos à base de plantas são cheios de fibras, o que ajuda seu corpo a absorver glicose – ou açúcares alimentares – mais lentamente e ajuda a evitar picos de insulina. Para quem não sabe, os alimentos ricos em fibras incluem frutas, vegetais e carboidratos cheios de nutrientes, como grãos integrais e feijões.

Antioxidantes

Esses combatentes da inflamação são especialmente abundantes em frutas vermelhas, vegetais de folhas verdes, açafrão e alimentos com ácidos graxos ômega-3, incluindo salmão e sementes de chia preta. O chocolate amargo também contém antioxidantes – e açúcar – portanto, tenha moderação.

Folato

Este tipo de vitamina B ajuda na produção de dopamina sem forçá-la a aumentar como os açúcares. Encontre-o em folhas verdes, lentilhas e melões.

Magnésio

Este mineral essencial ajuda em tudo, desde a função nervosa e muscular até manter um batimento cardíaco estável. Mas também é vital para a conexão com o humor: uma deficiência mineral pode prejudicar as bactérias em seu intestino e causar depressão e sintomas semelhantes à ansiedade. Consuma fontes naturais, como chocolate amargo, nibs de cacau, amêndoas e castanhas de caju, espinafre e outras folhas verdes escuras, banana e feijão.

Em quanto tempo vou perceber uma melhora na saúde física, mental e social?

Pode levar dias ou semanas antes que você comece a sentir os efeitos de melhora do humor de uma dieta melhor, dependendo de quantas mudanças você implementar.

Você não precisa fazer todas as mudanças saudáveis imediatamente. Por exemplo, você pode começar adicionando mais vegetais à sua dieta em uma semana, reduzindo os doces na próxima, substituindo algumas carnes por feijão na semana 3 e assim por diante.

Estar atento aos alimentos saudáveis que entram em seu corpo também é eficaz, especialmente quando se trata de combater os desejos.

E tome nota de como os lanches e refeições nutritivos fazem você se sentir depois. Algumas pessoas que mudam para uma dieta baseada principalmente em vegetais, por exemplo, geralmente percebem que sua energia e foco são sustentados ao longo do dia.

Boa sorte nesta jornada!

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