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A importância do sono para a nossa saúde3 min read

fev 11, 2022 3 min

A importância do sono para a nossa saúde3 min read

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O sono e a saúde estão fortemente relacionados – dormir mal pode aumentar o risco de ter problemas de saúde e problemas de saúde podem dificultar o sono. Distúrbios do sono podem ser um dos primeiros sinais de angústia. Problemas comuns de saúde mental, como ansiedade e depressão, muitas vezes podem causar problemas de sono.

Todos nós conhecemos o mito de dizer às pessoas para sair da cama e se recompor, mas letargia, cansaço e sono perturbado podem ser parte de um problema de saúde mental ou um efeito colateral de tomar medicamentos. Abordar o sono e os distúrbios do sono como parte do tratamento de saúde mental é muito importante e pode ser negligenciado.

Todos nós podemos nos beneficiar ao melhorar a qualidade do nosso sono. Para muitos de nós, pode ser simplesmente o caso de fazer pequenos ajustes de estilo de vida ou atitude para nos ajudar a dormir melhor. Até um terço da população pode sofrer de insônia (falta de sono ou sono de má qualidade) ou outros problemas de sono. Isso pode afetar os níveis de humor, energia e concentração, nossos relacionamentos e nossa capacidade de ficar acordado e ter um bom desempenho no trabalho durante o dia.

Como melhorar meu sono?

Muitas vezes, técnicas básicas podem melhorar seu sono. Se eles não funcionarem, converse com seu médico sobre outros tratamentos, especialmente porque problemas de sono podem indicar outros problemas de saúde.

Se você continuar tendo problemas de sono, é possível que haja um problema subjacente, que você deve discutir com seu médico. O tratamento de problemas de sono juntamente com problemas de saúde mental pode ajudar a resolver os sintomas e as causas, levando a uma recuperação mais rápida.

Há quatro coisas simples a serem consideradas para ajudar a CURAR um período de sono ruim:

1- Saúde

Sabemos que a má saúde afeta o sono e vice-versa. Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, geralmente andam de mãos dadas com problemas de sono. É importante abordar quaisquer problemas de saúde tanto para ajudar os sintomas físicos quanto para lidar com quaisquer preocupações que possam mantê-lo acordado.

2- Ambiente

Onde você dorme é importante, e o quarto e a cama devem ser principalmente lugares que você associa ao sono. Em particular, assistir TV, brincar com telefones ou telas ou comer na cama podem afetar a qualidade do nosso sono. Temperatura, níveis de ruído e luz desempenham um papel na determinação do nosso sono. Se você estiver tendo problemas de sono, tente manter um diário do sono para ver se existem padrões que podem ajudar a identificar um problema.

3- Atitude

É mais fácil adormecer quando conseguimos relaxar e deixar de lado as preocupações. Todos nós já tivemos uma noite em que ficamos acordados e preocupados. Uma hora antes de irmos para a cama, devemos tentar relaxar e ser menos estimulados. Hoje em dia isso pode ser mais difícil do que nunca, mas técnicas de relaxamento, um banho quente ou prática de atenção plena podem ajudar.

4- Estilo de vida

O que você come e bebe pode afetar seu sono. Estimulantes como a cafeína podem dificultar o sono, e uma refeição pesada ou açucarada perto da hora de dormir pode tornar o sono desconfortável. O álcool pode parecer ajudá-lo a dormir, mas reduz a qualidade do sono mais tarde. Fazer exercício durante o dia também é uma boa maneira de ajudar a dormir, mas o exercício libera adrenalina, então o exercício durante a noite pode ser menos útil.

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