Saúde e Bem Estar

7 dicas saudáveis para ganhar peso4 min read

jan 19, 2022 3 min

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A mudança intencional de peso, seja perdendo ou ganhando, não é fácil. Com o tempo, seu corpo desenvolve uma espécie de “ponto de ajuste” de peso e isso pode ser difícil de mudar. Quer você esteja abaixo do peso devido a um problema de saúde ou um metabolismo acelerado, ou queira aumentar o peso muscular, as estratégias para ganho de peso saudável são basicamente as mesmas.

Continue lendo o texto para descobrir as melhores estratégias para atingir seu objetivo de forma saudável e rápida.

7 dicas saudáveis para ganhar peso

1- Aumente a ingestão de calorias

Uma pessoa que deseja ganhar peso deve aumentar as calorias de forma estratégica. Coma muitos alimentos com alto teor calórico, como  carnes ricas em proteínas, gorduras saudáveis e grãos inteiros.

2- Coma com mais frequência

Comer com mais frequência o ajudará a consumir mais calorias. Se você ficar cheio facilmente, considere comer de 5 a 7 refeições por dia em vez das 3 padrão.

3- Experimente líquidos altamente calóricos

Tem dificuldade em mastigar? Não quer cozinhar? Calorias líquidas na forma de batidos ricos em nutrientes podem ser uma ótima opção. Um bônus: esses shakes de alto teor calórico são ricos em nutrientes, o que ainda te ajudará a manter-se saudável.

4- Pratique exercícios físicos

Não se surpreenda ao ver os exercícios em uma lista de maneiras de ganhar peso. Muitas vezes as pessoas interpretam mal o exercício físico, como algo destinado a pessoas com excesso de gordura corporal e que comem mais com o ganho de peso, quando na realidade é o contrário.

O exercício envolve a quebra dos músculos e a geração de massa muscular magra, o que causa um ganho de peso saudável. É preciso focar mais no treinamento com pesos do que no cardio para ganhar peso muscular.

5- Consuma carboidratos simples

Os carboidratos simples, como a batata, são digeridos rapidamente no corpo e, portanto, auxiliam no ganho de peso. Não se esqueça que as batatas também são uma grande fonte de potássio.

6- Evite alimentos ultraprocessados

A noção comum sobre o ganho de peso é comer tudo que estiver à vista e você ganhará peso. Embora isso não seja verdade, isso levará a um ganho de peso prejudicial à saúde, especialmente ao redor da barriga, que é a principal causa de uma série de doenças nos dias de hoje.

A chave é comer alimentos saudáveis, mas com muita densidade calórica. Portanto, monitore de onde vem cada caloria.

7- Aumente a ingestão de proteínas (e calorias) com barras de proteínas

Você pode fazer suas barras de proteína ou comprar qualquer número de barras em qualquer supermercado ou loja de conveniência. Verifique o rótulo de informações nutricionais para ver quantas calorias você está recebendo por porção e se atende aos requisitos para sua dieta para ganho de peso.

Fique atento também aos açúcares adicionados ocultos.

E então, o que devo fazer para ganhar peso de forma saudável?

A melhor maneira de ganhar peso de forma saudável é consumir mais calorias do que você está queimando, comendo uma variedade de alimentos saudáveis ​​ricos em nutrientes. Embora os alimentos processados ​​sejam ricos em calorias, eles não têm os benefícios para a saúde e o valor nutricional em comparação com os alimentos integrais reais.

Caso você esteja seguindo uma dieta para ganhar peso ou uma dieta regular, mantenha sua dieta saudável aumentando a ingestão de nutrientes. Lembre-se de que não existe uma definição única de estilo de vida saudável, e tudo gira em torno do que funciona melhor para você.

Se você está preocupado com a possibilidade de estar abaixo do peso, consulte o seu médico antes de fazer qualquer mudança na dieta.

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