Saúde e Bem Estar

Dificuldade para perder peso? 5 principais fatores que prejudicam o emagrecimento6 min read

jan 11, 2022 4 min

Dificuldade para perder peso? 5 principais fatores que prejudicam o emagrecimento6 min read

Reading Time: 4 minutes

O emagrecimento é um dos grandes resultados que as pessoas que praticam atividades físicas e dietas buscam, agregando também há uma qualidade de vida melhor ou um físico almejado, isso tudo vem com muito esforço e dedicação. A continuidade de uma rotina saudável de exercícios e uma dieta balanceada são fatores que vão ajudar neste processo.

Emagrecer nada mais é do que o processo onde o peso perdido é consequência, em sua maioria, da redução do percentual de gordura corporal, isso significa diminuir o tecido adiposo e não da perda de massa magra, isso pode ocorrer durante este processo por isso é recomendável o acompanhamento de um profissional que possa orientar e receita o que seja melhor para você, tudo isso considerando o seu biótipo e seu histórico médico.

Sofrer com a luta contra a balança é a batalha de muitas pessoas, criamos expectativa ao subir na balança e isso nos traz frustrações e desânimos, pois é engraçado que criamos muitas vezes a idealização de um peso que na realidade não é aquele que a cruel balança nos mostra.

Quem nunca se decepcionou ao vê seu peso? O que está acontecendo? O que será que estou fazendo de errado?

Esses são questionamentos que fazemos quando a cruel realidade do peso nos vem à tona, vamos compreender logo mais o que pode nos atrapalhar no processo de emagrecimento.

  • ANSIEDADE

Um dos grandes vilões destes novos tempos, a ansiedade é um sentimento ligado diretamente à preocupação, nervosismo e medo intenso. Ela é uma reação natural do corpo, entretanto em excesso pode virar um grande problema para a nossa saúde mental.

A ansiedade pode gerar compulsões alimentares que podem levar ao ganho de peso, pois com ela vem o desejo por alimentos prazerosos, que tragam uma satisfação mesmo que passageiras. Esses alimentos podem elevar os níveis de dopamina e açúcares, que por sua vez elevam os níveis de serotonina, estes os hormônios determinam prazer e acalma a pessoa, trazendo um grande alívio para as pessoas com ansiedade.

Outro fator que é importante ser tratado é o estresse que também é um dos vilões da perda de peso. Algumas pessoas quando estão estressadas podem produzir altos níveis de cortisol, um hormônio que determina acúmulo de gordura que ficam geralmente localizadas no abdominal e acúmulo de líquido no nosso organismo.

Vale ressaltar que a ansiedade em si não engorda, porém, ela é um fator determinante para gerar uma compulsão excessiva de alimentos, além de que essa é uma doença seria que deve ser trata como tal, se você tem alguns sintomas não excitem em procurar um médico quanto antes possível.

  • BEBER POUCA ÁGUA

Para ajudar na queima de gordura, o nosso corpo necessita de líquidos para auxilia nesse processo, sem falar que a ingestão de pouca água diminui o volume de sangue na corrente sanguínea, ela é o principal componente dos órgãos vitais como o cérebro, o fígado ou o coração. Por tanto a água ajuda no bom funcionamento dos órgãos vitais e a falta dela pode trazer sérios riscos para o nosso organismo.

Recomendasse o consumo de no mínimo dois litros de água por dia, consumir pouca água pode causar danos tanto na pele quanto nos órgãos vitais, por isso beber água é tão fundamental para um bom funcionamento do corpo e também auxilia na peca de peso.

  • DISBIOSE

É o nome dado ao desiquilíbrio da flora intestinal, ou seja, é quando o nosso intestino está preso, ela ocorre devido ao desequilíbrio de bactérias e fungos, diminuindo o número de bactérias boas no intestino e aumentando as bactérias consideradas ruins, assim surgi problema conhecido por disbiose.

A disbiose pode ser causada por vários motivos, um dos principais é o uso de medicamentos, má alimentação estresse dentre outros. Essa síndrome pode afetar a capacidade de absorção do corpo dos nutrientes e causar diretamente a carência de vitaminas, levando assim a uma dificuldade para aquelas pessoas quem deseja emagrecer.

Ela pode representar um risco ao emagrecimento, pois ela está relacionada diretamente com a obesidade e todas as dificuldades que o sobrepeso pode trazer.

  • SEDENTARISMO

Sabemos que fazer alguma atividade física e fundamental para se ter um bom condicionamento físico, uma boa qualidade de vida e também para emagrecer, por tanto o sedentarismo não combina com o peca de peso, se você quer perder peso é indispensável fazer alguma atividade física, seja ela qual for de pouca intensidade ou de muita, o importante é incorpora-la em sua rotina.

A atividade física não só ajuda na queima de gordura mais também melhora a função intestinal, a circulação sanguínea e está relacionada diretamente ao sono, que também é um dos fatores que podem atrapalhar o seu processo de emagrecimento.

  • ALIMENTAÇÃO

Com certeza ter cuidado com o que consumimos está inteiramente ligado no nosso peso. A nossa alimentação pode sim ser um grande vilão para o nosso emagrecimento. Sabemos que a má alimentação também pode prejudica a nossa saúde, devido à baixa ingestão de nutrientes necessários para o nosso organismo funcionar de forma adequada.

Por isso é necessário ter cuidado com o que consumimos, principalmente com as famosas dietas milagrosas que prometem resultados rápidos, sem muito esforço. Elas podem diminuir os nutrientes necessários para o nosso organismo, o que pode ser algo totalmente prejudicial. Dietas, na verdade, deve ser feitas por um tempo limitado e com supervisão do nutricionista.

Ter uma boa alimentação saudável, saber escolher uma dieta adequada para o seu corpo é fundamental para um bom emagrecimento, pois tendo esses cuidados você vai perder peso mais de forma gradual.

A junção de cuidados com corpo, com o sono, com alimentação, com seu bem-estar e com uma rotina de exercícios físicos vai levar o seu corpo a um emagrecimento bem mais saudável, não tem nada que seja instantâneo nada milagrosamente, tudo tem que ter um esforço e dedicação. Com a rotina e continuidade dessas boas práticas consequentemente levaram ao tão sonhado resultado almejado.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.