Saúde e Bem Estar

5 dicas simples para combater o stress3 min read

fev 15, 2022 3 min

5 dicas simples para combater o stress3 min read

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De pequenos desafios a grandes crises, o estresse faz parte da vida. E enquanto você nem sempre pode controlar suas circunstâncias, você pode controlar como você responde a elas.

Quando o estresse se torna esmagador ou crônico, pode afetar seu bem-estar. É por isso que é importante ter analgésicos eficazes que possam acalmar sua mente e seu corpo.

No entanto, não existe uma opção única para todos quando se trata de alívio do estresse. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

E o que funciona para você em casa pode não ser uma opção quando você está no trabalho ou na comunidade (dançar pela sala de estar pode ser útil, mas dançar no supermercado pode não ser).

Portanto, é importante ter uma variedade de ferramentas de alívio do estresse à sua disposição. Então, você poderá escolher uma estratégia que funcione melhor para suas circunstâncias atuais.

5 estratégias de alívio de estresse de curto prazo que você pode fazer em qualquer lugar

Se você está prestes a ser entrevistado para um emprego ou está se sentindo sobrecarregado com o comportamento de seu filho no parquinho, é importante ter algumas ferramentas de redução de estresse que podem diminuir seu estresse agora.

1- Experimente imagens guiadas

A imaginação guiada é como tirar umas férias curtas em sua mente. Pode envolver imaginar-se em seu “lugar feliz” — talvez imaginar-se sentado em uma praia, ouvindo as ondas, cheirando o oceano e sentindo a areia quente embaixo de você.

As imagens guiadas podem ser feitas com uma gravação em que você ouve alguém guiá-lo por uma cena pacífica. Ou, uma vez que você saiba como fazer isso sozinho, você pode praticar as imagens guiadas por conta própria.

2- Meditar

A meditação traz alívio do estresse a curto prazo, bem como benefícios duradouros no gerenciamento do estresse. Existem muitas formas diferentes de meditação para experimentar – cada uma é única e traz seu próprio apelo.

Você pode desenvolver um mantra que se repete em sua mente enquanto respira lenta e profundamente. Ou você pode tirar alguns minutos para praticar a atenção plena, que envolve estar no momento. Simplesmente preste atenção ao que você vê, ouve, saboreia, toca e cheira.

3- Pratique o relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo envolve o relaxamento de todos os músculos do corpo, grupo por grupo. Para praticar, você pode começar com algumas respirações profundas.

Em seguida, pratique contrair e relaxar cada grupo muscular, começando pela testa e descendo até os dedos dos pés.

Com a prática, você aprenderá a reconhecer a tensão em seus músculos e poderá relaxar mais facilmente. Cada vez que você praticar, no entanto, você deve experimentar uma sensação de relaxamento varrendo seu corpo.

4- Concentre-se na respiração

Apenas se concentrar em sua respiração ou mudar a maneira como você respira pode fazer uma grande diferença no seu nível geral de estresse. As técnicas de respiração podem acalmar seu corpo e seu cérebro em apenas alguns minutos.

5- Dar um passeio

O exercício é um apaziguador de estresse fantástico que pode funcionar em minutos. Fazer uma caminhada permite que você desfrute de uma mudança de cenário, que pode levá-lo a um estado de espírito diferente, e traz também os benefícios do exercício.

Então, se você só precisa dar um passeio pelo escritório para fazer uma pausa de uma tarefa frustrante ou decidir fazer uma longa caminhada no parque depois do trabalho, caminhar é uma maneira simples, mas eficaz, de rejuvenescer sua mente e corpo.

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