Corrida Saúde e Bem Estar

5 dicas para otimizar o seu treino de corrida3 min read

fev 22, 2022 3 min

5 dicas para otimizar o seu treino de corrida3 min read

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Se você estiver correndo em um ritmo constante por um tempo, pode ser muito comum atingir um platô. Mas há muitas maneiras de aumentar a resistência e aprender a correr mais rápido sem se cansar.

À medida que você começa a se esforçar um pouco mais, definir novas metas de desempenho para suas corridas pode ajudá-lo a permanecer motivado à medida que descobre até onde (e quão rápido) você pode ir. Use as dicas a seguir para aumentar sua velocidade de corrida durante suas sessões de treinamento.

1- Pegue o ritmo

Um dos primeiros passos para correr mais rápido é aprender como é acelerar o ritmo. Comece com corridas curtas de trabalho de velocidade e volte ao seu ritmo habitual. Tenha em mente que aumentar sua velocidade pode deixá-lo mais sem fôlego do que o normal no início, e é por isso que é importante regular sua respiração.

Se seus músculos começarem a se cansar, é igualmente importante notar a diferença entre desconforto e dor. Se você estiver experimentando o último, precisará diminuir o ritmo.

2- Corra com mais frequência

Em muitos casos, aumentar sua quilometragem semanal ajudará a aumentar sua velocidade geral. Se você normalmente corre uma vez por semana, mas participa de aulas de treino na maioria dos outros dias da semana, poderá notar melhorias em seu ritmo se trocar alguns desses dias de treino por dias de corrida.

3- Conte seus passos

Contar seus passos pode ajudar a aumentar sua rotatividade de passos, que é o número de passos que você dá a cada minuto de corrida. Ao fazer isso, você provavelmente correrá mais rápido como resultado.

Para determinar o volume de sua passada, corra por cerca de 30 segundos em um ritmo que você possa sustentar por cinco quilômetros e conte cada vez que seu pé direito tocar o chão. Dobre o número para obter sua taxa geral de rotatividade de passos.

4- Faça o trabalho de velocidade

Não surpreendentemente, o trabalho de velocidade é uma das maneiras mais inteligentes de melhorar seu ritmo. Isso ocorre porque os exercícios de velocidade são projetados para ajudá-lo a se mover mais rápido. Uma maneira de fazer treinos de velocidade é praticar intervalos estruturados.

Por exemplo, você pode executar repetições de 400 metros em uma pista. Após um aquecimento de 5 a 10 minutos, alterne entre correr uma volta de 400 metros em um ritmo de corrida de 5 km e correr uma volta de recuperação lenta e fácil. Comece com duas ou três repetições de 400 metros (com uma volta de recuperação entre cada uma) e tente trabalhar até cinco ou seis. Se você planeja correr uma corrida, é importante correr no ritmo específico que você estará correndo durante o próximo evento.

5- Deixe seu corpo se recuperar

Não assuma que correr muito todos os dias o tornará mais rápido. O descanso é fundamental para seus esforços de recuperação e prevenção de lesões. Você pode descobrir que corre mais rápido quando tira pelo menos um dia de folga do esporte a cada semana.

Nos dias de recuperação, você ainda pode participar de atividade física, mas mantenha-a fácil e agradável. Seu cérebro também pode se beneficiar de uma pausa nas atividades de alta intensidade, melhorando também sua saúde emocional.

Equilíbrio é a chave para resultados satisfatórios e duradouros!

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