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4 benefícios da coenzima Q10 e alimentos ricos3 min read

abr 11, 2022 3 min

4 benefícios da coenzima Q10 e alimentos ricos3 min read

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A coenzima Q10 (ou CoQ10) é um suplemento popular nas prateleiras das farmácias, mas o nutriente também é produzido em seu corpo e pode ser encontrado em muitos alimentos.

A coenzima Q10 ajuda a produzir energia e atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres nocivos, protegendo as células do seu corpo, de acordo com o Instituto Linus Pauling.

À medida que você envelhece, seu corpo produz cada vez menos desse composto vital – essa é apenas uma das razões pelas quais algumas pessoas optam por tomar suplementos ou certificar-se de que estão recebendo o suficiente em suas dietas.

Para sua informação, se você seguir uma dieta equilibrada, provavelmente não precisará tomar um suplemento de coenzima Q10. As fontes alimentares de CoQ10 incluem peixes gordurosos e outras proteínas animais, legumes e nozes.

Quanto de CoQ10 você precisa?

Não há uma dosagem diária definida de CoQ10. Em vez disso, a quantidade depende de condições médicas, idade, tratamentos e medicamentos.

Os suplementos de CoQ10 geralmente fornecem cerca de 30 mg a 100 mg, mas podem chegar a 1.200 mg. Por esse motivo, sempre verifique com seu médico antes de tomar um novo suplemento.

Benefícios da CoQ10

A seguir está uma lista dos 4 principais benefícios da CoQ10.

1- Pode ajudar a tratar a insuficiência cardíaca

Em um estudo com 420 pessoas com insuficiência cardíaca, o tratamento com CoQ10 por dois anos melhorou seus sintomas e reduziu o risco de morrer de problemas cardíacos.

Além disso, outro estudo tratou 641 pessoas com CoQ10 ou placebo por um ano. No final do estudo, aqueles do grupo CoQ10 foram hospitalizados com menos frequência por agravamento da insuficiência cardíaca e tiveram menos complicações graves.

2- Pode ajudar na fertilidade

Vários estudos concluíram que a suplementação com CoQ10 pode melhorar a qualidade, atividade e concentração do esperma, aumentando a proteção antioxidante e, consequentemente, a fertilidade.

3- Pode ajudar a manter sua pele jovem

A aplicação de CoQ10 diretamente na pele pode reduzir os danos causados ​​por agentes internos e externos, aumentando a produção de energia nas células da pele e promovendo a proteção antioxidante.

De fato, a CoQ10 aplicada diretamente na pele demonstrou reduzir o dano oxidativo causado pelos raios UV e até mesmo diminuir a profundidade das rugas.

4- Pode reduzir dores de cabeça

Como a CoQ10 vive principalmente nas mitocôndrias das células, demonstrou-se que melhora a função mitocondrial e ajuda a diminuir a inflamação que pode ocorrer durante as enxaquecas.

De fato, um estudo mostrou que a suplementação com CoQ10 era três vezes mais provável do que um placebo para reduzir o número de enxaquecas em 42 pessoas.

Além disso, a deficiência de CoQ10 foi observada em pessoas que sofrem de enxaquecas.

Alimentos ricos em coenzima Q10

Confira a lista abaixo para alimentos que contêm uma boa quantidade de CoQ10.

1- Peixes gordurosos de água fria

Salmão, atum, arenque e cavala – são as melhores fontes de CoQ10. Como essa coenzima é solúvel em gordura, ela requer gordura para absorção e armazenamento. Portanto, quanto mais gordo for um peixe, mais CoQ10 provavelmente terá.

2- Carne bovina

O bife de vaca fornece muitos nutrientes – como vitaminas do complexo B, ferro e zinco – mas também contém uma grande quantidade de gordura saturada e gordura total, portanto, lembre-se do tamanho da porção ao comê-lo.

3- Amendoim

Nem todos os alimentos CoQ10 são de origem animal. O amendoim está entre os melhores alimentos veganos ricos em CoQ10.

4- Soja

Se você está procurando mais alimentos veganos ricos em CoQ10, a soja é uma excelente escolha. Além disso, é uma excelente fonte de folato, vitamina K, magnésio e ferro.

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