Alimentação Saúde e Bem Estar

4 alimentos para aumentar a imunidade4 min read

fev 1, 2022 3 min

4 alimentos para aumentar a imunidade4 min read

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O sistema imunológico é o grande defensor do seu corpo. Ele ajuda a impedir ataques de vírus e bactérias. Isso ajuda suas células a se recuperarem após a doença. Pode até ajudar a reduzir a gravidade de uma doença. É por isso que, especialmente quando vírus e bactérias estão circulando em sua comunidade ou mesmo em sua casa, você deve prestar um pouco mais de atenção ao seu sistema imunológico.

Uma das melhores maneiras de cuidar do seu sistema imunológico e ajudá-lo a fortalecê-lo é com alimentos – mas não com qualquer alimento. Certos nutrientes nos alimentos são vitais para o funcionamento imunológico saudável. Embora o foco nesses alimentos seja importante quando você está doente, é tão importante (talvez até mais) quando você está saudável, porque isso permite que seu sistema imunológico fique mais forte caso entre em contato com vírus ou bactérias nocivas.

Confira esses quatro alimentos que fornecem os principais nutrientes que estimulam o sistema imunológico, bem como dois a serem evitados, para apoiar seu sistema imunológico.

Alimentos que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico:

1- Brócolis

Uma boa fonte de vitamina C e betacaroteno, o brócolis também contém compostos de enxofre que, segundo pesquisas, podem aumentar a produção de glutationa, um composto antioxidante. Em termos de suporte imunológico, a glutationa funciona atacando os radicais livres para minimizar seus danos potenciais. Isso permite que o sistema imunológico se concentre em permanecer saudável.

2- Suco de laranja fortificado

Uma xícara de suco de laranja fortificado fornece naturalmente 100% do seu valor diário (DV) para vitamina C, uma vitamina antioxidante que desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico saudável, bem como 25% do DV para vitamina D.

3- Ovos

A ingestão adequada de proteínas é importante para apoiar a resposta imunológica, e os ovos são uma ótima maneira de fazer isso, pois também contêm nutrientes como vitamina D, zinco, selênio e vitamina E, que o corpo precisa para o funcionamento imunológico adequado. Se puder, opte por ovos de galinhas que foram alimentadas com uma dieta vegetariana. Não há necessidade de variedades orgânicas ou livres de gaiolas, pois isso não parece afetar o conteúdo de nutrientes.

4- Pimentão

As frutas cítricas são boas fontes de vitamina C, mas se você realmente quiser aumentar ainda mais, escolha um pimentão vermelho ou amarelo. Um pimentão vermelho médio tem mais que o dobro de vitamina C que um laranja médio. Além disso, os pimentões são embalados com o antioxidante beta-caroteno e têm uma pequena quantidade de vitamina E, que também é um antioxidante.

Alimentos que podem prejudicar seu sistema imunológico

Alguns alimentos também podem prejudicar o funcionamento do seu sistema imunológico. Aqui estão dois para evitar ou limitar para minimizar o impacto negativo que eles podem ter na saúde do seu corpo.

1- Bebidas Cafeinadas

A falta de sono adequado e de boa qualidade prejudica a resposta imunológica do seu corpo, aumentando a suscetibilidade a doenças e diminuindo as defesas imunológicas. E mesmo que a cafeína não o impeça de dormir, consumir mais de três bebidas cafeinadas por dia pode impedir que o corpo passe o tempo adequado nessa fase profunda e restauradora do sono.

2- Álcool

Pesquisas sugerem que ir além do consumo moderado (mais de uma bebida por dia para mulheres; mais de duas bebidas por dia para homens) afeta significativamente a resposta imunológica do corpo, aumentando a suscetibilidade a doenças como pneumonia e outras doenças respiratórias.

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