Alimentação Dieta Saúde e Bem Estar

30 alimentos que ajudam a emagrecer e prolongam a sensação de saciedade3 min read

jan 10, 2022 3 min

30 alimentos que ajudam a emagrecer e prolongam a sensação de saciedade3 min read

Reading Time: 3 minutes

Emagrecer é o desejo de uma boa parte da população. Seja por questão de saúde ou estética, é de suma importância cuidar do corpo, e isso pode ser feito por meio do consumo de alguns alimentos.

Quer saber quais são os 30 alimentos que prolongam a sensação de saciedade? Continue a leitura deste post e aproveite as dicas.

Como emagrecer de forma saudável

Para emagrecer com saúde é preciso ter uma alimentação nutritiva, pois isso irá ajudar na queima de gordura corporal sem que o corpo perca muita massa magra.

O hormônio grelina é responsável por transmitir a sensação de fome caso o estômago esteja vazio. Nesse sentido, para emagrecer é preciso diminuir a ação desse hormônio, o que pode ser feito com uma dieta equilibrada e com a redução de carboidratos simples (ricos em calorias e açúcar), alimentos ultraprocessados e gordurosos.

No entanto, não pense que o carboidrato é ruim, pois ele é responsável por garantir a energia das células do corpo. O importante é escolher boas fontes desse e de outros macronutrientes, como proteínas e lipídios.

Alimentos que prolongam a sensação de saciedade

A seguir, veja alguns alimentos que proporcionam saciedade e, assim, ajudam a emagrecer:

1. Abacate;

2. Azeite de oliva;

3. Polpa de coco;

4. Psyllium;

5. Spirulina;

6. Ágar-ágar;

7. Oleaginosas, como castanhas e amêndoas;

8. Leguminosas, como lentilha, feijão e ervilha;

9. Batata-doce;

10. Folhas e vegetais verdes, como alface, agrião, rúcula e brócolis;

11. Cereais integrais, como arroz integral e aveia;

12. Sementes de gergelim, chia e linhaça;

13. Quinoa;

14. Pipoca;

15. Frutas, como maçã, banana, uva e pera;

16. Limão;

17. Cenoura;

18. Berinjela;

19. Jiló;

20. Gengibre;

21. Cacau;

22. Canela;

23. Chás com efeito calmante, como camomila e erva-cidreira;

24. Chá verde, chá preto e chá de hibisco;

25. Proteínas magras de origem animal, como filé de frango, salmão e sardinha;

26. Proteínas vegetais, como tofu;

27. Ovos;

28. Leites e queijos;

29. Iogurte natural;

30. Suplementos proteicos, como Whey Protein.

É fundamental ingerir menos calorias do que o corpo gasta para, dessa forma, diminuir o percentual de gordura corporal.

Nessa lista colocamos alguns exemplos de alimentos que contêm fibras, vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes. Contudo, cabe apontar que nenhum alimento deve ser consumido em excesso.

Dicas finais

Vale ressaltar a importância de consultar um nutricionista para controlar o peso de forma adequada, pois é esse profissional que irá avaliar quais são as reais necessidades do seu corpo e, a partir disso, você poderá evitar problemas de saúde oriundos da falta de nutrientes ou do excesso de calorias ingeridas.

Além disso, é imprescindível beber muita água para manter o corpo hidratado e saciado, mastigar bem os alimentos, definir o horário das refeições, comer com atenção, praticar exercícios físicos e dormir bem, visto que o emagrecimento saudável é consequência direta da mudança de hábitos.

Conclusão

É possível controlar o peso por meio de alimentos que prolongam a sensação de saciedade. Desse modo, o corpo terá os nutrientes necessários para um bom funcionamento, além de receber energia para as atividades diárias.

Portanto, se você tem a intenção de perder peso converse com o seu nutricionista para que esse processo contribua para a sua saúde física e mental.

Acesse o nosso blog diariamente para ficar por dentro de assuntos como saúde, qualidade de vida, esportes e suplementos.

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado.